Saúde
Janeiro Branco: como cuidar da saúde mental e ter uma melhor qualidade de vida
O Movimento Janeiro Branco visa promover a conscientização dos cuidados com a saúde mental, uma das áreas mais afetadas nos últimos tempos
Com o objetivo de ajudar as pessoas que enfrentam transtornos mentais a terem dias melhores, e conscientizar a população que o autocuidado é a melhor forma de prevenir que esses distúrbios se manifestem de forma agressiva, comprometendo a qualidade de vida do indivíduo; o movimento Janeiro Branco que surgiu no ano de 2014 através do psicólogo e escritor Leonardo Abrahão vem ajudando milhares de pessoas a se cuidarem, além de estimular o acompanhamento com profissionais especializados que podem ajudar no tratamento contra os distúrbios que podem acometer a mente humana.
O projeto que começou da iniciativa de Leonardo com alguns colegas psicólogos da região de Uberlândia (MG), tinha como intuito inicial apenas divulgar pelas ruas da cidade mineira a importância de ter cuidados com a mente, e partindo dessa causa o movimento foi se desenvolvendo, alcançando mais estados brasileiros.
De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 720 milhões de pessoas sofrem com transtornos mentais, o que corresponde a porcentagem de 10% da população mundial. O Brasil lidera a lista de países da América Latina sendo o maior país com pessoas que enfrentam distúrbios na mente.
Os transtornos mentais se tratam de disfunções da atividade cerebral que interferem diretamente no humor das pessoas, no comportamento delas no dia a dia, desenvolvimento de aprendizagem, entre outras características. Eles podem se remeter a depressão, ansiedade, transtorno alimentar, transtorno obsessivo-compulsivo, bipolaridade, esquizofrenia, estresse pós-traumático e borderline, que é o transtorno de personalidade.
Em entrevista ao Portal Palavra News, a psicanalista, Dra. Andrea Ladislau, relata que o autocuidado é um dos principais estímulos para o bem estar emocional do ser humano: “considerando a realidade e os objetivos do Janeiro Branco, podemos dizer que não se pode falar de saúde mental sem provocar o entendimento e o autoconhecimento relacionado ao autocuidado. Pois, como a própria Psicanálise preconiza: Se eu não me cuido, se eu não estou bem, como posso me relacionar e viver de forma saudável socialmente?”.
Para o cuidado, a Dra. Andrea aconselha o tratamento junto a psicanálise: "os psicanalistas podem colaborar de forma mais atuante e efetiva na sensibilização da população no que tange os cuidados com a saúde mental, quando eles abraçam a causa e falam da importância do autocuidado, do autoconhecimento e da terapia em si, em todos os canais que lhes são ofertados”.
Dra. Andrea Ladislau
Página:
https://palavranews.com.br/noticia/saade/2024/01/29/janeiro-branco-como-cuidar-da-saade-mental-e-ter-uma-melhor-qualidade-de-vida/429.html